segunda-feira, 21 de junho de 2010

A CONSCIÊNCIA E OS DOCES


A CONSCIÊNCIA E OS DOCES (Sergio de Carvalho)
Certa vez, uma mãe aflita procurou Ghandi e lhe pediu:
Por favor, senhor, fale com meu filho para ele não mais comer tantos doces como vem fazendo, os quais poderão lhe fazer muito mal.
O Mahatma então solicitou à mulher que lhe trouxesse o seu filhinho em nova ocasião num prazo de 30 dias.
A mãe, sem entender o porquê daquela recomendação, assim fez e depois de passados os 30 dias, levou novamente o pupilo em presença de Ghandi, que desta vez prontamente começou a adverti-lo quanto aquele habito considerado por sua mãe como perigoso para a saúde, explicando com paciência detalhadamente todos os motivos e conseqüências inerentes ao mesmo.
Dito isto, pediu na seqüência ao menino, com sua suavidade e determinação, para ele não mais comer os tais doces daquele jeito guloso e imprudente.
A mãe então intrigada, perguntou ao Mahatma porque não tivera tal atitude quando foi solicitado anteriormente há 30 dias atrás....o que ele sem titubear respondeu:
Prezada senhora, naquela ocasião eu também comia doces como seu filho, por isso primeiro foi necessário um tempo para que eu conseguisse parar de fazê-lo, para que somente assim coerentemente tivesse autoridade moral para atender o seu pedido.

Refletindo:
Quantos pais e mães pedem aos seus filhos para não fumarem, não beberem, não usarem drogas e nas suas próprias vidas inescrupulosamente fazem uso de tudo isso.
Quando também orientamos um ente querido ao atender o telefone ou campainha, para dizer que não estamos em casa, na verdade inadvertidamente cultivamos em nosso próprio lar o habito da mentira.
Quantas pessoas com hipocrisia e prepotência criticam e condenam os outros por fazerem fofocas e intrigas , se revoltam com atitudes desonestas e egoístas... sendo que elas próprias incorporam cotidianamente em suas vidas todas essas mazelas e mesquinharias humanas que tanto as escandalizam e reprovam com veemência!
Arvoram-se equivocadamente em juiz do próximo tendo como lema o infame ditado popular: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!
Melhor seria se ao invés de querermos tirar o cisco no olho do próximo, removêssemos primeiro a imensa trave em nossos próprios olhos!

A melhor maneira de se ensinar algo a alguém é pelo exemplo pessoal !

Devemos ser a transformação que desejamos para o mundo!

Cada segundo na Escola da Existência é único e precioso. Somente com muita humildade, vigilância, consciência, amor e auto-lapidação aprenderemos corretamente as lições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário