quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CABRAS & BODES



CABRAS & BODES (Sergio de Carvalho)

Como não acredito em “acaso”, posso afirmar que comecei a criar cabras por inspiração da extraordinária “providencia divina”, que veio nos fornecer um valioso e fundamental auxilio através destas criaturas lindas, num momento bastante difícil e de grande necessidade.
O fato é que logo após o nascimento do meu filho Francisco em 1988, ele não pode ser amamentado pela mãe por mais de um mês, o que nos levou imediatamente a buscar outras formas para alimentá-lo de maneira eficiente e adequada.
Alguns tipos de leite específicos industrializados em pó para neném, o tradicional de vaca e até o de Soja, foram experimentados, porem todos com resultados insatisfatórios, até que bastante preocupados, nos foi sugerido por um médico pediatra, o abençoado leite de cabra.
Nos meus estudos sobre o assunto, fiquei sabendo ser este, o leite de origem animal que apresenta em sua composição bioquímica as características mais próximas ao leite humano, por isso não causando aos recém-nascidos, as tradicionais reações alérgicas e indisposições de outros tipos de leite.
Na ocasião residíamos em um sitio chamado Sagrado Coração de Jesus em Vargem Grande, no alto da montanha em plena Mata Atlântica. Local de difícil acesso e sem luz elétrica, o que só aumentava o nosso drama para adquirir e armazenar o leite de cabra para o menino.
Após muito penar nesse processo, partimos para a solução mais viável:
Adquirimos então, uma primeira cabrinha lactante, que nos fornecia diariamente o leite saudável, puro ,sempre fresquinho e quente tirado na hora. Que maravilha ! Problema resolvido !
Porem, a partir daquela necessidade inicial, fui tomando gosto por estes animais, comprando livros sobre eles, pesquisando os melhores tipos para a montanha e o desejo de ampliar a criação.
E assim neste processo, logo outras cabras foram chegando.
Gradualmente fui ganhando experiência com elas,fiz partos, cirurgias,curas, elaborei métodos próprios para a reprodução dos animais e muitas outras coisas curiosas foram sendo descobertas e realizadas.
Após a passagem de alguns tipos de caprinos no plantel, acabei optando pela raça “Saanem”de origem Suiça , com pelagem completamente branca, muito produtivas e de comportamento dócil.
Construi um capril com capacidade para 50 animais, adquiri um reprodutor importado da França, o qual a partir dele a família caprina foi crescendo e sendo aprimorada !
Com o Francisco devidamente abastecido pelo considerável aumento da produção leiteira, começamos a comercializar o excedente diretamente ao consumidor , basicamente destinado as mães aflitas em busca deste leite para filhos debilitados e alérgicos !
Aprendi também a fazer queijos do tipo frescal e temperado com ervas finas, assim como yogurt natural e com mel e frutas.
Para facilitar este manejo com os laticínios , ganhei de presente da minha mãe uma geladeira a gás para congelar e armazenar o leite e seus derivados já devidamente pasteurizados e embalados.
A atividade corria bem, até que um inconveniente acabou surgindo com o (até então) inevitável nascimento dos machos . Isso tornou-se um problemão, pois jamais iríamos matar e comer estes animais e também não tínhamos mais espaço para tantos bodes e nem como arcar com os altos custos de manutenção dos mesmos.
Naquele momento três opções se apresentavam: 1-Parar com a criação. 2- Vender ou doar os cabritos sem se importar com o seu destino (provavelmente o corte) ou então a solução mais utópica e inesperada de todas: 3- Encontrar uma maneira de fazer nascer apenas fêmeas destinadas a produção de leite...a qual felizmente após muitas pesquisas foi a pratica encontrada e adotada...mas isto é outra história !!!!

Um comentário:

  1. Que agradável surpresa! Pesquisando sobre sítio sagrado coração de Jesus, encontro vc, após 24 anos.Eu e meu esposo Paulo(já falecido) estivemos aí em 1989 e eu estava no comecinho da gravidez de meu filho Pedro e o Francisco estava na barriga da mamãe, pertinho de nascer. Vc e Paulo conversaram bastante, pq ele entendia muito de plantas e estava começando a criar cabras. Um grande abraço a vc e sua família

    ResponderExcluir